segunda-feira, 31 de maio de 2010

Procedimento

Chegou o dia, o dia de dissecarmos uma galinha e fazer um estudo sobre seus órgãos internos. Mas, por que uma galinha? Porque alguns de seus órgãos são parecidos com os dos humanos.

Para realizarmos essa dissecação, nos dirigimos ao laboratório de ciências, onde já estavam todos os materiais que iríamos utilizar.

Ao chegarmos, nos reunimos em grupo, pegamos os materiais que estavam sobra a bancada e a galinha que estava dentro de um isopor. Colocamos a galinha dentro de uma bacia, e esperamos criar coragem para começar o trabalho. Quando criamos coragem, começamos a dissecação.

Com o auxilia da professora, abrimos a peito da galinha com uma faca, e ao abrirmos vimos o osso que protege seus órgãos internos.

Para podermos analisar seus órgãos, tivemos que quebrar o osso. Ao quebrarmos o osso, não tivemos uma reação muito agradável, pois foi aonde vimos seus órgãos, que não tem uma boa aparência ao serem vistos pala primeiro vez.

Depois, começamos a tirar os órgãos, que não foi uma tarefa fácil por ser mole e parecer molhado. Primeiro, com bisturi, retiramos a coração com muito cuidado para não danifica-lo. Não ficamos muito surpresos ao velo, pois alguns do grupo já sabiam como era por ser uma parte do frango que é consumida. O coração é “durinho” e tem uma cor meio avermelhada.

Retiramos depois como auxilia de uma faca, uma de suas pernas, para ficar mais fácil de mexer em seus órgãos.

Após isso, utilizando a lamina do bisturi foi retirado o fígado, que parece com o bovino, por ser mole e ter cor avermelhada mais escura.

Ao retirarmos o papo com o bisturi, percebemos que ele estava cheio. Como ficamos curiosos, abrimos-o e para nossa surpresa estava cheio de milho e ração, que deve ter sido consumida pouco tempo antes de a galinha ter sido morta.

Retiramos também utilizando um bisturi a moela, que parece dois corações grudados.

Achamos dentro da galinha um avo, que ainda estava sendo gerado, por isso era um pouco mole e parecia ter varias veias.

Depois disso retiramos a parte onde deveríamos ter mais cuidado, o intestino, pois é o lugar onde se encontra as fezes do animal, e caso fosse cortado, o cheiro seria muito forte, podendo fazer algumas pessoas passarem mal. Para que isso não ocorresse foi utilizada a lamina.

O pulmão não pode ser retirado pelo fato de ele ficar “grudado” na carne, assim, se tentarmos retira-lo ele iria se desfazer.

Por ultimo, usando uma faca cortamos o pescoço, para ficar mais fácil de abrirmos à cabeça. Para abrir a cabeça foi utilizado a lamina. Ao abrirmos, retiramos o sangue que já estava um pouco seco, assim conseguimos visualizar o crânio.

Não foi possível retirar o cérebro, pois o crânio era muito duro e difícil de quebrar.

Depois de dissecarmos toda a galinha, colocamos seus órgãos divididos, conforme eles ficam dentro do animal, para analisarmos.

Com o final da aula chegando, a professora pediu para limpar o laboratório e que retornássemos a sala de aula.

Um comentário:

  1. oii boa noite.. eu tenho um pintinho colorido de mais ou menos 2 meses..e agora ele esta com as patinhas ressecadas tanto q parece estar ate sangrando(mais nao esta)o q isso pode ser? sera q ele pode estar doente??obg e me responda por favor!!

    ResponderExcluir